terça-feira, 20 de março de 2007

Forças Migratórias

Aula do dia 06/03/2007

Houve no Brasil, um momentos onde os imigrantes passaram a vir em grande quantidade para o nosso território. Isso ocorreu devido as forças de atração da região e repulsão do lugar da onde estes imigrantes vinham. O motivo de repulsão, é aquele que leva o indivíduo a sair do país em que mora, e mudar para outro lugar, o qual na época, foi marcado pela quantidade de guarras, desemprego, violência e etc. Já o motivo de atração é aquele que leva o invíduo que está abandonando seu país, escolher outro para morar, ou seja, o país tem que oferecer empregos com salários bons, moradia, pouco violência,...


A época de atração de imigrantes para o Brasil ocorreu no período de 1860, quando a escravidão no Brasil acaba, com ajuda da Inglaterra, a principal interessada em tal ação, pois com o fim da escravidão criava-se um mercado consumidor que no caso, compraria produtos ingleses, e como a Inglaterra já era um país industrializado na época, isso traria mais lucros para o país.


Com o fim do tráfico, o Brasil não possuía mais mão de obra, assim, ocorreu um incentivo à imigração para este, pois precisava de mão de obra para ajudar no cultivo do café. Como a europa, principal fonte de imigrantes do Brasil, passava por um momento de repulsão devido as guerras que lá aconteciam, que faziam gerar desemprego, fome e falta de moradia e recursos para a população, isso influenciou muito para que o Brasil ficasse "bem visto" aos olhos da população mundial, por terem muitos empregos, mas poucos trabalhadores (empregados) e também muitas terras (moradias).


Uma questão para se ressaltar também como motivo de atração, foi que nessa época ocorreu à tentativa de Branqueamento Populacional, uma concepção do governo da época que acabaria com os negros no Brasil. Com esse pensamento, negros entrariam mais no Brasil. Tal façanha fracassou, pois com as combinações genéticas, de um casal negro com branco, poderia nascer um filho pardo ou negro. Como só entravam brancos no Brasil, havia emprego para imigrantes na cafeicultura, gerando assim um mercado consumidor em nosso país e assim, criaram-se indústrias.

Com o passar do tempo, nosso território passou a não ser mais uma força de atração, mas sim de repulsão, pois começouo a ocorrer crescimento da população e a mecanização, que resultou na substituição das máquinas pelas pessoas, assim gerando o desemprego, que desencadeia diversas consequências ruins como fome, falta de moradia,...


Para saber mais:

Qual é a diferença entre imigrante e emigrante?

Imigrante é o nome dado ao indivíduo que chega no país, ou seja, é o nome dado ao extrangeiro de determinada terra. Já o emigrante é aquele que deixa o país aonde vive.

E migração, o que é?

Migração é o nome dado a qualquer tipo de deslocamento populacional. Há dois tipos de migração:

-Migração Pendular: ocorre quando a pessoa faz um movimento parecido com um pendulo, por exemplo: uma pessoa que trabalha de dia em uma metrópole e de noite volta para o seu município.

-Migração Sazonal: ocorre, por exemplo, com plantadores de cana de açúcar. O trabalhador faz o seu serviço durante três meses e depois volta para seu município.


Bibliografia: imigrantes.no.sapo.pt/


Postado por: Fabio Vidal

Nenhum comentário: