quinta-feira, 8 de março de 2007

Formação da população brasileira

Aula do dia 26/02/2007
A população brasileira é formada por três grandes matrizes. São elas os indígenas, os brancos e os negros. Existem também os amarelos, que são os asiáticos, mas não fazem parte dessas matrizes.
Há duas teorias para a chegada do homem à América, e então, no Brasil. As duas teorias acontecem no período de glaciação, ou período glacial.

A primeira teoria diz que o homem surgiu no nordeste da África, na região do atual Egito. De lá, começaram a ocupar o continente africano e os continentes vizinhos, Europa e Ásia. Exploraram a Ásia, chegando ao nordeste do continente. Aproveitaram-se então do estreito de Bering, entre Rússia e Alaska, atravessando o estreito e chegando à América.

A outra teoria diz que o ser humano também surgiu no nordeste da África, e assim como nesta, eles ocuparam a África, a Ásia e a Europa. Ao chegar ao sul e sudeste da Ásia, começaram a explorar o Oceano Pacífico e foram ocupando ilhas da Polinésia, da Micronésia e várias outras. No meio do caminho das ilhas, muitos se perdiam e iam parar na América, na região do Chile. Os homens começaram a chegar á América entre 20.000 e 14.000 anos atrás.


Postado por: Flavio Diniz Jácome da Paz

Nenhum comentário: