sábado, 17 de março de 2007

Os indígenas na América

Aula do dia 27/02/07

Os indígenas chegaram ao Brasil aproximadamente entre vinte mil a catorze mil anos atrás. Boa parte dos índios localizados na América se situavam no Brasil.

Esses índios viviam em uma sociedade formada por pequenos grupos, as chamadas aldeias. As aldeias eram sempre auto-suficientes com uma economia virada principalmente para a área da caça, da pesca, da coleta, da agricultura e do artesanato. O modelo de produção usada por essas aldeias era a comunitária, onde tudo é de todos.

Essas aldeias tinham características e rituais que faziam delas aldeias comunitárias, pois tudo que era caçado ou pescado era dividido entre todos, ou seja, todos trabalham e todos tem acesso ao que é consumido. Outra característica das aldeias era o ritual onde transformava a criança em um adulto. Eles faziam esses rituais quando a criança entrava na puberdade, assim a criança deixava de ser criança e passava a ter os mesmos deveres de todo adulto da aldeia. Mas o pior desse ritual era a noite em que marcava a mudança de criança para adulto, onde as crianças eram praticamente massacradas e torturadas.

No parágrafo anterior mostramos um pouco da história dos indígenas, mas sabemos que ela está perto do fim, já que no ano de 1550 haviam aproximadamente 5 milhões de indígenas, e hoje eles são mais ou menos 300 mil. Essa redução se deu pelo fato da chegada dos europeus à América, já que o número reduziu bastante naquele período com a escravidão, o conflito entre índios e europeus, as perdas de terras indígenas e as epidemias de gripe, sarampo, catapora entre outras trazidas pelos portugueses.


Postado por: Alexandre Bueno

Nenhum comentário: