domingo, 18 de março de 2007

A população brasileira

Aula do dia 05/03/2007

O número de indígenas, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, vem diminuindo muito com o passar dos anos. As causas dessa grade mudança de números ocorre devido à:
- chegada de brancos:
1º Colonização= 1530 à+/-1800
2º Ocupação do sul = +/-1820 à 1830
3º Substituição de mão de obra= +/- 1860 à+/-1940

Com a chegada dos brancos em +- 1530, eles modificaram muito o meio de vida indígena, e podemos observar algumas dessas mudanças abaixo:
- Epidemias
As epidemias chegaram com os portugueses que trouxeram doenças como a gripe, que para eles, já era comum. Mas os indígenas não possuíam uma forma de combater isso pois ainda não haviam sido criados os ante-corpos, então, quando a epidemia chegou em tribos por exemplo do litoral, os índios começaram a morrer, e os que sobreviviam fugiam para outra aldeia para garantir a sua sobrevivência, e como não sabiam que já estavam infectados, passavam as doenças para as outras tribos, aumentando assim, o índice de mortes.

-Perda de terras:
Desde aproximadamente 1500, ou seja, desde a chegada dos portugueses, até hoje, a perda de terras é um grande problema para os indígenas. Ela deixa os índios sem ter onde plantar, caçar, e como eles plantam e caçam o que comem eles acabam morrendo de fome pois não possuem outra fonte de renda, além de causar uma “desestruturação” na “economia” dos índios.
A perda de terras é inteiramente ligada com a aculturação indígena.

-Aculturação:
Como já foi dito anteriormente a aculturação indígena está diretamente ligada com a perda de terras, pois com ela, a alto estima dos índios fica baixa, e eles começam a achar que seu tipo de sociedade não tem “graça” e passam a achar nossa sociedade muito mais interessante, evoluída e achar que na nossa sociedade ninguém passa fome. Eles passam a viver no meio de nós e tentam cada vez mais nos imitar, um exemplo disso é que passado um tempo os índios não se declaram mais índios e sim pardos, e vão trabalhar principalmente em fazendas(coisa que seria “contra os princípios” indígenas).
A aculturação indígena também é causada pela mídia brasileira que passa a idéia falsa de que na nossa sociedade, todos vivem com conforto, e são mais evoluídos. Além do que, a cultura indígena sempre foi passada pelos mais velhos de geração em geração, e geralmente isso ocorria no final da noite depois de todos os afazeres do dia, assim hoje em dia os índios ficam reunidos em torno, não de uma fogueira e ouvindo os mais velhos, mas em torno de uma televisão, vendo a novela, assim a cultura indígena vai, com o temp, sendo perdida.

-Guerras/Escravidão
Com a chegada dos portugueses, os índios em busca de defender suas terras, guerreavam com os brancos para garantá-las, porém os portugueses já possuíam armas de fogo, desconhecidas pelos índios brasileiros, então as batalhas eram um massacre indígena.
Com a colonização e a exploração das terras brasileiras, havia a necessidade de mão de obra. Inicialmente tentou-se a mão-de-obra indígena, mas os índios não estavam acostumados a longas e desgastantes horas de trabalho, ainda mais com condições de vida precárias, além é claro, de os índios não suportarem, por desgosto e angústia, a destruição da natureza, ainda mais sem pedir autorização, costume muito comum, na cultura indígena. Além disso, muitos sofriam com as “correções” aplicadas aos escravos.
Começa assim, a destruição de um grande povo, com uma cultura rica e diversa.



Henrique Ferraz

"A primeira missa de São Paulo de Piratininga é o marco do nascimento da cidade."

Na imagem a cima, podemos observar como os portugueses logo ao chegarem já implantaram muitos de seus costumes em terras tão disconhecidas.

Bibliografia: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_23/sampa.html

Postado por: André Farhat

Nenhum comentário: