terça-feira, 24 de abril de 2007

Migração

Aula do dia 12/03/2007

Após a década de 1970, o Brasil reverteu seu papel no fluxo migratório, e ao invés de atrair, passou a "espantar" os imigrantes que pra cá vinham. O crescimento anual do Brasil, de 1968 a 1973, chegou a ser de 10% ao ano. Depois, de 1973 a 1979, esses números caíram para 6 a 7% ao ano. Isso ocorreu, pois até a década de 70, o Brasil cresceu muito, mas esse crescimento custou dinheiro, tal este que o país não possuía, ou seja, teve que pedir emprestado para outras potências da época, com isso, houve o aumento da dívida externa que resultou na grande inflação.
Nas décadas de 80 e 90, chamadas de "Décadas Perdidas", o Brasil passa a ser uma força de repulsão para os imigrantes, pois o governo não tem mais dinheiro para investir na economia, que acaba gerando o desemprego e outros diversos problemas que resultam na repulsão, pois tem que pagar a divida externa, ou seja, a economia cai, e o desemprego cresce.
As grandes áreas de atração nessa época, foram principalmente a União Européia, os Estados Unidos, e o Japão, pois apresentavam melhor qualidade de vida para aqueles que lá viviam.

Postado por: Ana Paula Ferreira

Nenhum comentário: